Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Agora é Lei! Pensão Especial destinada a crianças com síndrome congênita do Zika Vírus

Conversão da MP 894/2019 na Lei 13.985 de 07/04/2020.

Publicado por Paula Casimiro
há 4 anos

AGORA É LEI!

A Medida Provisória nº 894/2019 que trata da Pensão Especial à criança com Síndrome Congênita do Zika Vírus foi finalmente convertida na Lei de nº 13.985 na data de 07 de abril de 2020.

Pensão que garante um salário mínimo mensal vitalício e intransferível às crianças nascidas entre os dias 01 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2019, beneficiárias do BPC – Benefício de Prestação Continuada.

Durante a vigência da MP 894 a Pensão Especial era devida às crianças nascidas com Microcefalia no período mencionado entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, vale ressaltar que com a conversão em lei o período se estendeu para 31 de dezembro de 2019.

Trata-se de uma pensão com o fim específico de proteção às crianças que tiveram seu desenvolvimento comprometido devido a sequelas decorrentes da contaminação pelo vírus Zika, portanto, a Pensão Especial é intransferível, não dá direito a abono e não gera direito aos pais ou dependentes em caso de morte do beneficiário.

Outra informação importante: a Pensão Especial não poderá ser acumulada com indenizações pagas pela União em razão de decisões judiciais sobre os mesmos fatos ou com o BPC – Benefício de Prestação Continuada (art. 20 da Lei 8.742, 07 de dezembro de 1993).

O segurado que já recebe o BPC – Benefício de Prestação continuada deverá aceitar a cessação do Benefício de Prestação Continuada para então ter a concessão da Pensão Especial para a criança com microcefalia.

A concessão da Pensão Especial ficará também condicionada a desistência de ações judiciais que tenham objetos idênticos sobre o qual versa o processo administrativo, ou seja, processo de concessão da Pensão Especial.

O requerimento da Pensão Especial destinada a criança com síndrome congênita do Zika Vírus assim como os demais serviços e requerimentos pode ser realizado pelo aplicativo ou site MEU INSS.

Lembrando que para comprovação da relação entre a síndrome congênita e a contaminação pelo Zika Vírus deverá ser realizada pela perícia médica.

O INSS e a empresa responsável pela tecnologia terá a partir da publicação da lei (07 de abril de 2020) o prazo de 60 dias para que fique disponível a plataforma para operacionalizar a forma de requerimento do benefício.

Por fim, outra informação importante de acordo com a lei, é que no caso de mães de crianças nascidas até 31 de dezembro de 2019 acometidas por sequelas neurológicas decorrentes da Síndrome Congênita do Zika Vírus, o período de licença e salário-maternidade serão de 180 dias, diferente da licença e salário-maternidade normais que são de 120 dias.

Fonte: DOU – Diário Oficial da União

Se preferir, clique aqui e leia na íntegra a Lei.

Veja outros artigos e notícias acessando: https://paulacasimiro.adv.br

  • Sobre o autorMinha missão é viver com integridade e fazer a diferença na vida das pessoas.
  • Publicações76
  • Seguidores562
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações710
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agora-e-lei-pensao-especial-destinada-a-criancas-com-sindrome-congenita-do-zika-virus/830690540

Informações relacionadas

Tudo o que você precisa saber sobre a pensão vitalícia para pessoas com microcefalia

Petição Inicial - TRF01 - Ação Propor Ação Previdenciária de Concessão de Pensão Especial - Microcefalia, com Tutela de Urgência - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

Pensão Especial Vitalícia para Crianças afetadas pelo Zika Vírus

Patrícia Bonetti, Advogado
Artigoshá 3 anos

BPC/LOAS Microcefalia: O que é, quais os critérios e a nova regra de pensão vitalícia

Débora Lindolfo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Pensão especial destinada a crianças com síndrome congênita do Zika Vírus

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)